domingo, 12 de dezembro de 2010

Reunião 2 - Pequeno-almoço em transição

Bom dia

Como estão todos.
Venho fazer-vos o resumo da nossa reunião número 2 e o primeiro pequeno-almoço em transição.

Como combinado reunimo-nos em casa do André Cid, em Algés para um pequeno almoço voluntariamente simples.
Ficámos a conhecer o quintal do André (com muito potencial) e mais gente nova. (estou à espera dos seus emails).

Montámos a mesa num "cantinho das velhas" que o antigo proprietário da casa do André tinha construído no quintal. Um espaço pequeno e muito acolhedor.
Começámos a montar a mesa cheia de coisas boas: chá de hortelã-menta de um terraço comestível urbano, pão caseiro feito com carinho, doces de abóboras radiantes, pasta de "alcagoita" naturalíssima, doce de xuxu apanhado naquele quintal,  sumo de laranja espremido na hora, etc., etc.

Estamos no caminho.

Aproveitámos o ambiente descontraído para nos apresentarmos e conhecermos as histórias (ou estórias) de todos. O ponto alto deve ter sido quando apagámos a luz da sala num sinal de decréscimo energético voluntário. Um sinal de crescimento interior que nos deixou a todos felizes com tão pouco.

No fim tinhamos que marcar na agenda as actividades e como a altura é de festas e o movimento é muito recente, decidimos reunirmos formalmente só mais uma vez este ano:

- Vamos projectar o filme "The end of suburbia" na Terça-feira dia 21 de Dezembro à noite e já temos a presença de Luís Queiroz (http://poscarbono.blogspot.com/) um expert da área da energia para nos dar umas dicas sobre esta questão do petróleo.

Toca a convidar malta amiga para sermos muitos. A ideia é ficarmos conscientes da questão que fez arrancar a rede de transição (alterações climáticas + pico do petróleo) e podermos "riscar" o primeiro ponto do questionário que nos faz ser uma iniciativa de transição oficial! (http://www.transitionnetwork.org/sites/default/files/Transition%20Initiative%20Criteria%20Response.doc)

- Já criei um email para a transição, que é este de onde vos envio esta mensagem.
- Associado ao mesmo criei um grupo de discussão que servirá para de futuro discutirmos virtualmente variadas questões. Vamos criando grupos de discussão virtuais à medida que estes são criados pessoalmente.

- Criei um calendário com as actividades;

- Criei tb um site/blog onde colocaremos toda a nossa informação: http://transicaolav.blogspot.com/  em construção;

- Por fim, já temos o nosso grupo na rede oficial da transição http://www.transitionnetwork.org/initiatives/linda-velha-em-transi-o

Isto já arrancou e vai ser difícil parar!

Vou-vos pedir ideias para o folheto de promoção do próximo evento: a transmissão e tertúlia sobre o filme "the end of suburbia" !!!!
Quem tem jeito para desenho/design de folhetos chegue-se à frente!
Eu vou confirmar o espaço.



Algumas (poucas) fotos:


Gonçalo Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário