quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Reunião 1 - Chá em Transição

Olá Lindos-Velhos ;o)
Ontem o cházinho das velhas (em transição claro) foi profíquo em energia positiva acumulada!


Começámos com uma troca de sementes e plantas para complementar os nossos terraços comestíveis (os presentes e os futuros ;o)
Apanhámos um molhinho de cidreira fresca e um limão biológico para fazermos o chá que nos fez reunir à mesa.


Muito foi discutido mas sempre à volta do Manual das Iniciativas de Transição (primer).


- Decidimos dedicar as nossas energias a cimentar o grupo pioneiro, que idealmente deverá ter entre 6 a 10 membros.


- Para isso decidimos juntar-nos (inicialmente em nossas casas) para o pequeno-almoço de Domingo de 15 em 15 dias e nas semanas intermédias juntarmo-nos às sextas à noite, a começar já este domingo dia 12 de Dezembro na casa do André em Algés às 10h. Tragam algo feito por vós, depois trocamos receitas, dicas e ingredientes.


- Falámos muito sobre permacultura, assunto pouco abordado por alguns de nós, mas que é a ferramenta-chave para o movimento da transição.


- Temos noção que há que abordar a questão das alterações climatéricas e do pico do petróleo em conjunto e que vamos começar com acções de consiencialização dentro do grupo pioneiro (visualização de filmes com debate, convidar especialistas da área e pessoas do movimento de Telheiras em transição, etc.)


- Ficámos de contactar o João Leitão acerca das estruturas formais e organização que o movimento pressupõe.


- Ficámos de fazer o levantamento de grupos/associações/núcleos que existam na freguesia de Linda-a-Velha para estudarmos a integração destes movimentos e agirmos em uníssono.


- Ficámos também de pensar em slogans, frases, temas positivos, divertidos e apelativos para publicitar as nossas iniciativas num futuro próximo (sempre integrados no "branding" da transição). Tem de ser algo do "arco da velha" ;o)


- A Transição de Linda-a-Velha vai estar online, para isso vamos criar um endereço de email, um grupo, calendário, blog e repositório de docs no Google.


- Foi proposto a inscrição no ning da permacultura e transição a quem ainda não o fez, para aceder a um repositório de informação excelente. Depois fazemos uma formaçãozita na navegação nesta rede social para quem não se sente tão à vontade.


- Vamos propôr ao Agrupamento de escuteiros n.º 626 de Linda-a-Velha que façamos algumas actividades no âmbito do movimento de transição de forma a "simularmos" actividades oficiais da iniciativa "Linda-a-Velha em Transição".


- Vamos também pensar em encetar conversações com a JF de Linda-a-Velha com o intuito de estabelecer parceria.




Agora uma nota informativa:


- Hoje à noite há reunião semanal da Transição em Telheiras. Vão aplicar o conceito do Open Space Techology ou tecnologia de espaço aberto que foi falado ontem. Quem quiser/puder ir era excelente beber alguma da experiência da malta da 2ª circular.


- No Sábado à tarde há atelier de brinquedos feitos em casa para crianças > 7 anos, tb em Telheiras.


- Enviei este email com c.c. para o João Leitão.


- A listagem de contactos vai estar no directório do Google que vai ser criado. Esperem para ver ;o)


- Podem enviar este email a contactos vossos.


--
Gonçalo Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário