segunda-feira, 28 de março de 2011

Primeiro Curso de Introdução à Permacultura da ITLaV - Rescaldo

O primeiro curso de introdução à Permacultura marcou um ponto na ainda curta vida da ITLav.
Para quem ainda não sabe (ler em cima) a Transição baseia-se na Permacultura, seguindo a sua ética e princípios, aplicando-o numa comunidade. Este curso, com toda a energia que o Maurício d'O Fojo consegue transportar, o acolhimento e trabalho do pessoal da ITLaV e a presença da JFLaV resultou em cheio. Palavras para quê, eis um pequeno vídeo feito com fotos da Catarina Falcão com a avaliação dos presentes...







"Maravilhoso, inspirador, bom ambiente...uma aprendizagem para o futuro"
Nuno Silva

"O curso foi entusiasmante e bastante rico em informação técnica.
Foi principalmente contagiante ver tantas pessoas com vontade de crescerem e evoluirem no bom sentido; o sentido do conhecimento, do desenvolvi
mento pessoal, da inteligencia e do respeito pelo planeta e por elas proprias"
Elsa Shams

"O Curso foi muito bom! Pelos conteúdos, pela aprendizagem e pelo convívio! :)
Quando caminhamos na direcção certa, há qualquer coisa que nos faz perceber, com toda a certeza, que é por aqui que queremos ir. Neste fds, participando no 1º curso de introdução à Permacultura, senti com toda a força e clareza que dei um passo na direcção certa. Muita coisa ficou cá a germinar e é bom saber que conto com mais pessoas para ir cuidando dessa semente e faze-la crescer! Para ser feliz, cuidando da terra, dos outros, reduzindo o consumo e partilhando os excedentes! ;)"

Júlio Santos

"Senti-me muito grata pela oportunidade de encontrar pessoas na mesma onda, de mudar, reciclar,partilhar conhecimentos e formas  criativas de preservar a Terra , Gaia, nossa mãe...
Espero sempre que me informem de todos os acontecimentos... Quero pôr a mão na massa e aprender o mais possível! :-)"

Edméa Brigham

"Obrigado a todos pelo curso. Um Obrigado especial ao Maurício (tu estás lá!!), Tiago, Gonçalo, Cristina, Magda, Carmen, Fernando, André... o vosso trabalho, acolhimento, carinho foi muito especial e estão todos no meu coração. Estava tudo cinco estrelas :-)
Para mim este curso foi uma tomada de consciência mais profunda, sobre a importância que a Permacultura terá e já tem na minha vida.
Mas o caminho não pára aqui. Está sempre avançar... e avançar é acção... e acção para mim é transição!
Espero voltar a ver-vos a todos em breve.
Força Linda-a-Velha!"

Ana Paula Teixeira

"Uma experiencia muito enriquecedora que deixo me com mais força e com mais vontade de seguir um caminho de partilha e de harmonia com a natureza."
Gisela None

"Achamos o curso mesmo muito bom, a todos os niveis, desde as questões logisticas das comidinhas, aos conteudos muito completos e organizados (o livro está mesmo muito bom), passando pelos meios utilizados (powerpoints, filmes, escrita no papel, dialogo e acção). Parabens ao Mauricio pois é um grande facilitador."
Paulo e Célia

...a continuar

1 comentário:

  1. Aprendi imenso neste curso, e estes conhecimentos estão-se a "desenhar" nos varios sectores da minha vida.
    Comecei a Observar, muito IMPORTANTE, e com essa experiencia entrei no Portal da Visão.
    Como dizia o Poeta Pessoa: "Pensar é estar doente dos olhos".
    Por muito que escreva, ficará sempre tudo por dizer, por isso, sou sucinta e irei partilhando as minhas experiencias por esse Tempo fora...
    Gratidão para o Mauricio, Gonçalo&Friends, Vacas, Ursos, Passaros, Patos e as queridas GALINHAS!!! Espero que os Projectos sirvam para retirar ideias e criar o Espaço da Velha Bonita :)
    Mesmo não estando presente fisicamente, estou com o coração.
    Beijinhos, Abraços e Mimos para todos :)
    AteJA
    MJBaginha

    ResponderEliminar