sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Cidades em Transição, cidades com vida!

Replicamos aqui o excelente post do César da ITTelheiras, no seu blog PlanoC, intitulado "Cidades com vida".

"De todo o activismo que tenho praticado recentemente (engraçado como em Portugal esta palavra é quase depreciativa), em diferentes áreas, pró-peão e contra carros no passeio, pró-bicicletas como meio de transporte, pró-andar-a-pé (para a escola), na Transição (contra-um-sem-fim-de-coisas-da-sociedade-actual), o grande somatório disto tudo é simples de obter:

O que eu quero mais são cidades com vida.

O que é uma cidade com vida? Já temos muitas pessoas (vivas) nas cidades, aliás cada vez mais... mas será que isso se está a traduzir em "vida"?

Temos cada vez mais pessoas de costas para a sociedade, à espera que alguém faça o que elas querem que seja feito, mas sem nunca pensar que podem sair do lado do problema e passar para o lado da solução.
Temos cada vez mais pessoas, mas cada vez mais dentro de carros.
Temos cada vez mais pessoas mas a viverem vidas cada vez mais isoladas (não escrevo isto na sequência da notícia da morte da idosa que só foi descoberta 9 anos depois, embora tenha tudo a ver!).
Temos cada vez mais pessoas auto-escravizadas numa sociedade de consumo., que trabalham sobretudo para "ter" e cada vez menos para "ser", e trabalham muito.
Temos cada vez mais pessoas que passam cada vez menos tempo com os filhos. Delegam a educação na TV, consolas, internet e afins.

Temos cada vez mais pessoas a viver como autómatos, ou seja com menos vida.

O que me move em termos sociais é isto. Envolvo-me para promover a vida.

Escrevi este post depois de ver estas duas imagens, não por ter sido uma descoberta vê-las pois já é um tema que aprofundo há uns tempos, mas inspiram-me!

Antes ->vidas???


Depois->Vidas!!!


Nestas duas fotos (a 2ª tem tanto fotoshop quanto as fotografias de revista de hoje em dia) podemos ver como trazer vida às cidades. O site de onde as copiei está a promover um concurso tipo "Desenha a tua rua!" e é curioso pois é precisamente o que estou a fazer com os meus vizinhos do grupo da Mobilidade na Iniciativa de Transição de Telheiras.


O que tem a Transição a ver com mobilidade e medidas de acalmia de tráfego? Tem tudo! Transição -> eliminar dependência do petróleo + comunidades mais ligadas = andar a pé.
Como conseguir converter trânsito motorizado em trânsito não motorizado? Redesenhando as ruas para dar segurança aos actores principais, as pessoas!!


O que já aconteceu até agora? Começou com um palestra sobre a utilização da bicicleta como meio de transporte e mobilidade suave em geral com a participação do Mário Alves, onde cabeças foram literalmente abertas para esta temática.
Desde então, várias pessoas (no mínimo 5 ou 6) passaram a a bicicleta como meio de transporte. Foi criado um grupo de trabalho que já tem um diagnóstico sobre o bairro, que, se tudo correr bem será o princípio de processo de transformação na vida de bairro, que não é má mas pode melhorar e muito.


Termino este post com uma frase que aprendi neste processo: "As pessoas são o sangue das cidades". Já agora uma outra: "Os carros esterilizam as ruas". Têm tanto significado. Adoro o poder da linguagem!! :)"

Linda-a-Velha bem precisa de intervenções nesta àrea, tal é o número de carro-dependentes, passeios ocupados, perigos de atropelamento, dificuldade de circulação, etc., etc.

1 comentário: