Grupo pioneiro e Sub-Grupos

Em resposta ao duplo desafio do Pico do Petróleo e da Mudança climática, algumas comunidades no Reino Unido assumiram uma abordagem integrada para reduzir as suas pegadas de carbono e aumentar a sua resiliência, a sua capacidade de se adaptar às mudanças, que inevitavelmente acompanharão estes dois fenómenos. Para que isso possa acontecer na nossa vila, cidade, bairro e/ou rua, vamos dar os primeiros passos.

Em Linda-a-Velha estamos a reunir um grupo pioneiro para criar uma iniciativa de Transição.

O grupo está na sua génese e estamos à procura de mais membros que possam contribuir para que, em conjunto, possamos atingir um futuro de baixo uso de energia e níveis mais altos de resiliência comunitária. Contacta-nos via transicao.lav@gmail.com ou aparece nas actividades para te associares ao grupo pioneiro.

O que o grupo pioneiro tem de respeitar (checklist):


Critério
Resposta
1
A compreensão de que o pico do petróleo em conjunto com as alterações climatéricas são as forças primárias que levam à criação da iniciativa. O grupo tem de ter a intenção de escrever isto nos documentos que formalizam a fundação do grupo.

2
A existência de 4-5 pessoas con vontade de assumir um papel de liderança e não apenas o entusiasmo de uma única pessoa.

3
Pelo menos 2 pessoas do grupo pioneiro tem de frequentar o curso de 2 dias "Transition Training course".

4
Uma ligação potencialmente forte com as autarquias locais (Junta de Freguesia/Câmara Municipal).

5
Esclarecimento total sobre o pico do petróleo, as alterações climáticas e o conhecimento dos 12 passos (ingredientes) da Transição dentro do grupo pioneiro.

6
A disponibilidade de pedir ajuda à rede de Transição e/ou outras iniciativas de Transição quando necessário.

7
O comprometimento de manter um site actualizado com desenvolvimentos da iniciativa.

8
O comprometimento de escrever algo no blog das "Cidades em Transição" periodicamente 

9
O comprometimento de trabalhar em rede com outras Cidades em Transição.

10
O comprometimento de, uma vez iniciada a Transição, fazer uma apresentação a, pelo menos, 2 outras comunidades na vizinhança que consideram embarcar nesta viagem, a relatar a experiência do grupo.

11
O comprometimento de trabalhar em cooperação com as Iniciativas de Transição vizinhas.

12
Inexistência de conflitos de interesse no grupo pioneiro.

13
O comprometimento de trabalhar com o grupo de coordenação nacional que poderá existir no vosso país. "re grant
applications for funding from national grant giving bodies. Your own local trusts/sources are yours to deal with as you see fit."

14
O comprometimento para incutir a inclusão durante toda a iniciativa. Temos noção que existe a necessidade de evitar a inclusão de grupos políticos extremos em Iniciativas de Transição.
Uma forma de o fazer é colocar nos estatutos do grupo o apoio formal à Declaração dos Direitos Humanos da ONU (Resolução da Assembleia Geral 217 A (III) de 10 de Dezembro de 1948).

15
O reconhecimento de que apesar de todo o país, região, distrito ou concelho precisar de entrar em Transição, o primeiro local onde começar é nas comunidades locais.
É possível que a existência de Iniciativas Locais consigam eventualmente garantir a existência de um grupo central para providenciar apoio a novas Iniciativas. Mas isto é algo que aparecerá com o tempo e não algo imposto.

16
É recomendável que, pelo menos, uma pessoa mas de preferência mais pessoas do grupo pioneiro tenha frequentado um Curso de Design de Permacultura. Faz mesmo muita diferença alguém com uma visão permacultural.




Após cimentarmos o grupo pioneiro, realizando reuniões periódicas, acções de sensibilização, formações, etc. partiremos para a oficialização da iniciativa. 

A intenção é que sub-grupos, que focalizem àreas-chave da vida de uma comunidade como sejam a alimentação, educação, saúde, energia, habitação, economia, cultura, etc., sejam criados espontaneamente por pessoas interessadas dentro da comunidade.


Cada grupo cobre uma àrea de importância estratégica para o plano de decréscimo energético da iniciativa que prevê o desenvolvimento de sustentabilidade e resiliência local. (capacidade de lidar com alterações externas)


Os sub-grupos terão autonomia para se encontrarem numa base regular, desenvolver projectos e angariarem novas pessoas da comunidade com interesses na área.

O grupo pioneiro vai diluir-se nesses sub-grupos após uma fase de coordenação. Assim no princípio cada sub-grupo deverá ter uma pessoa do grupo pioneiro que funcionará como o elo de ligação na coordenação inter-grupos.

À medida que vão sendo criados os sub-grupos, uma listagem vai sendo actualizada com links para sub-sites de cada um.


É de relembrar que a Transição é sobre TU teres a iniciativa. Assim sendo se tiveres algum interesse em alguma àrea e queiras desenvolver iniciativas que promovam o descréscimo energético e a resiliência da comunidade numa determinada àrea, dá-nos a conhecer!

SUB-GRUPOS EXISTENTES:
 
Horta 
 

Ponto de contacto: Teresa  
 

O+ recolha e recolecção 
 
 
Ponto de contacto: Elsa Shams
914136754 – 924368752
 elsashams.blogspot.com
 
 
Educação para a Transição
 
 
Ponto de contacto: Fernando 
fjoliveira@netcabo.pt

Alma&Coração
 

Ponto de contacto: Carmen
carmen.duarte13@gmail.com

Crescimento interior, saúde e bem estar
 
(Manifesto)
Ponto de contacto: Fernanda

Oficina interior

(Manifesto)

Ponto de contacto: Isabel (Bé)
isabelparravital@gmail.com, 914046314


Mobilidade suave

(Manifesto)

Ponto de contacto: Gonçalo 
gnpais@gmail.com, 935111733
 



A Open-space techonology:




Cidades em Transição (Trailer):