segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Mãos à obra II - rescaldo

No sábado passado pusemos as mãos na terra (e no rodo).








Temos uma sala de reuniões/oficinas toda catita! Vamos passar à fase de "embelezamento".
Cá fora limpámos lixo, tirámos medidas, arrumámos madeiras, desmatámos umas partes e no Domingo fizémos um canto do composto!

Entretanto, míudos e graúdos mexiam na terra!
Ao som da música da semente (publicaremos a letra brevemente), várias gerações fizeram sementeiras para a futura horta.















A foto do grupo para a eternidade!


E uma panorâmica da oficina comunitária.



Foi uma manhã bem passada.
Alguns de nós ainda foram até Cascais ao picnic da "Transição em Cascais", para dar uma força aos nossos vizinhos em Transição.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Obras na oficina II

Vamos reeditar o programa do último sábado,
mas desta vez com menos chuva ;o)
Encontramo-nos a partir das 10h00m na oficina comunitária.



Vamos limpar uma vala, a sala, pendurar quadros, arrumar a casa.

Levem as crianças.
Vamos levar pás e ancinhos para aprenderem a mexer na terra.

Nesse dia as "Ana Paulas" estão a promover um picnic em Cascais para ver se outra iniciativa ocorre aqui na linha. Podemos visitá-las para dar uma forcinha.  

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Sábado mãos à obra!

Este Sábado vamos por mãos à obra! Encontramo-nos na oficina comunitária a partir das 10h00m para limpar o terreno, ver o que falta realizar, programar outras jornadas de trabalho, conviver, fazer um picnic e fazer uma troca de sementes!




E como "Até ao Entrudo, cresce tudo" - como diziam os antigos, vamos fazer uma acção de Jardinagem de Guerrilha.

IMPORTANTE: Este programa é indicado para crianças de todas idades.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Boas práticas em Linda-a-Velha

Existem em Linda-a-Velha vários trabalhos a serem realizados faz tempo pela comunidade que são consideradas boas-práticas de Transição!

Nunca é demais publicitá-las, pretendendo com isto integrar estas iniciativas neste esforço conjunto que é a criação de um futuro melhor!

Os pais, encarregados de educação e amigos do Centro de Tempos Livres do Jardim de Infância José Martins e Escola Básica Armando Guerreiro, em Linda-a-Velha criaram um horta pedagógica e realizam várias actividades em torno desta. Extremamente interessante como aplicam os três princípios éticos da permacultura "cuidar da terra, das pessoas e partilhar justamente". Assim tem pernas para andar ;o)
 
O projecto tem um blog muito porreiro, onde partilham as acitividades com bastantes fotos e humor! E segundo consta pretendem passar este modelo para as restantes escolas do agrupamento! É a Transição a acontecer!!
 
Cito um um post desse blog aqui (o negrito é meu):
 
"Jardinar promove as capacidades mentais das crianças. É uma actividade a ser explorada nas escolas, com inúmeras vantagens.
Jardinagem e horticultura são actividades que trazem inúmeros benefícios às crianças. No âmbito de um estudo realizado pela (RHS), Royal Horticultural Society do Reino Unido, foram inquiridos 1300 professores de 10 escolas e concluiu-se que naquelas em que a jardinagem e a horticultura fazem parte das actividades propostas, as crianças são mais resilientes e confiantes e tendem a adquirir hábitos de vida mais saudáveis. Para além disso, nota-se mais vontade de aprender nessas crianças. A literacia e as competências matemáticas destas crianças são superiores ao verificado noutras escolas. Os investigadores consideram que a jardinagem deve passar a ser usada nas escolas como uma ferramenta vital para a aprendizagem e não apenas como uma simpática actividade extra-curricular. «As escolas que integram os jardins no seu currículo estão a desenvolver crianças mais aptas a responder aos desafios da vida adulta», considera Simon Thornton Wood, da RHS. A imprevisibilidade que está presente nos projectos de jardinagem e horticultura, em que muitas variáveis podem afectar o resultado final, obriga as crianças a serem mais flexíveis, a pensarem por si mesmas e torna-as mais eficazes na resolução de problemas. Se a escola do seu filho não tem horta pedagógica nem jardim, que tal começar a promover umas sessões de jardinagem com ele, no canteiro lá de casa?"
 

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Cidades em Transição, cidades com vida!

Replicamos aqui o excelente post do César da ITTelheiras, no seu blog PlanoC, intitulado "Cidades com vida".

"De todo o activismo que tenho praticado recentemente (engraçado como em Portugal esta palavra é quase depreciativa), em diferentes áreas, pró-peão e contra carros no passeio, pró-bicicletas como meio de transporte, pró-andar-a-pé (para a escola), na Transição (contra-um-sem-fim-de-coisas-da-sociedade-actual), o grande somatório disto tudo é simples de obter:

O que eu quero mais são cidades com vida.

O que é uma cidade com vida? Já temos muitas pessoas (vivas) nas cidades, aliás cada vez mais... mas será que isso se está a traduzir em "vida"?

Temos cada vez mais pessoas de costas para a sociedade, à espera que alguém faça o que elas querem que seja feito, mas sem nunca pensar que podem sair do lado do problema e passar para o lado da solução.
Temos cada vez mais pessoas, mas cada vez mais dentro de carros.
Temos cada vez mais pessoas mas a viverem vidas cada vez mais isoladas (não escrevo isto na sequência da notícia da morte da idosa que só foi descoberta 9 anos depois, embora tenha tudo a ver!).
Temos cada vez mais pessoas auto-escravizadas numa sociedade de consumo., que trabalham sobretudo para "ter" e cada vez menos para "ser", e trabalham muito.
Temos cada vez mais pessoas que passam cada vez menos tempo com os filhos. Delegam a educação na TV, consolas, internet e afins.

Temos cada vez mais pessoas a viver como autómatos, ou seja com menos vida.

O que me move em termos sociais é isto. Envolvo-me para promover a vida.

Escrevi este post depois de ver estas duas imagens, não por ter sido uma descoberta vê-las pois já é um tema que aprofundo há uns tempos, mas inspiram-me!

Antes ->vidas???


Depois->Vidas!!!


Nestas duas fotos (a 2ª tem tanto fotoshop quanto as fotografias de revista de hoje em dia) podemos ver como trazer vida às cidades. O site de onde as copiei está a promover um concurso tipo "Desenha a tua rua!" e é curioso pois é precisamente o que estou a fazer com os meus vizinhos do grupo da Mobilidade na Iniciativa de Transição de Telheiras.


O que tem a Transição a ver com mobilidade e medidas de acalmia de tráfego? Tem tudo! Transição -> eliminar dependência do petróleo + comunidades mais ligadas = andar a pé.
Como conseguir converter trânsito motorizado em trânsito não motorizado? Redesenhando as ruas para dar segurança aos actores principais, as pessoas!!


O que já aconteceu até agora? Começou com um palestra sobre a utilização da bicicleta como meio de transporte e mobilidade suave em geral com a participação do Mário Alves, onde cabeças foram literalmente abertas para esta temática.
Desde então, várias pessoas (no mínimo 5 ou 6) passaram a a bicicleta como meio de transporte. Foi criado um grupo de trabalho que já tem um diagnóstico sobre o bairro, que, se tudo correr bem será o princípio de processo de transformação na vida de bairro, que não é má mas pode melhorar e muito.


Termino este post com uma frase que aprendi neste processo: "As pessoas são o sangue das cidades". Já agora uma outra: "Os carros esterilizam as ruas". Têm tanto significado. Adoro o poder da linguagem!! :)"

Linda-a-Velha bem precisa de intervenções nesta àrea, tal é o número de carro-dependentes, passeios ocupados, perigos de atropelamento, dificuldade de circulação, etc., etc.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Primeiro Curso de Introdução à Permacultura em Linda-a-Velha

Curso de Introdução à Permacultura
19 e 20 de Março de 2011 – Iniciativa de Transição Linda-a-Velha
Facilitador Maurício Umann

“Permacultura é um sistema de design que reconcilia as comunidades humanas com os imperativos ecológicos de um planeta vivo.”
Ben Haggard


A Permacultura é uma poderosa ferramenta de design para que possamos atingir a sustentabilidade no Planeta Terra. Este Curso de Introdução à Permacultura oferece um despertar criativo para soluções práticas que podemos aplicar de imediato nas nossas vidas, seja no ambiente urbano ou rural.

Com slides, vídeos, jogos e exercícios interactivos, criaremos o ambiente para um fim-de-semana com muita partilha de informação, na companhia de gente que, como tu, quer assumir a responsabilidade pelo próprio presente e pelo futuro do planeta.

Neste dois dias teremos a oportunidade de conhecer melhor a Ética e os Princípios da Permacultura, aprender e aplicar os métodos de design utilizados para a elaboração de um projecto de Permacultura e sentir a urgente necessidade de assumir a responsabilidade pela nossa própria existência.

Nas cerca de 12 horas deste curso iremos abordar e discutir, de forma criativa e positiva: energias renováveis, bioconstrução, solos, água e produção de alimentos. Iremos ainda conhecer um pouco da Permacultura que se faz em Portugal e no Mundo bem como nos iniciaremos no Movimento de Transição.

Os participantes receberão ainda um pequeno livro especialmente preparado para este Curso de Introdução à Permacultura com os conteúdos abordados, informações práticas, informação bibliográfica e locais de interesse a visitar na internet. Receberão também um Certificado de Participação.


Facilitador:

Maurício Umann, Designer e Permacultor, é co-responsável pelo Projecto O FOJO – Centro de Aprendizagem e Demonstração de Permacultura. Desde 2009 está a fazer o seu percurso para a obtenção do Diploma em Permacultura, no âmbito do qual está a implementar o Projecto O Fojo. Com a sua companheira e Permacultora, Filipa Santos, criou e implementou as “Experiências de Permacultura” e o Evento de Bioconstrução “Mãos na Terra”. Faz parte do colectivo de Designers de Permacultura PERMA D. Em 2010 participou num voluntariado no IPEC – Brasil.

2010 – Permaculture Educators Course, com Annemarie Brookman (The Food Forest - Australia), Ecoaldeia de Friland - Dinamarca
2010 – Transition Iniciatives, com Lars Keller (Friland Ecovillage – Dinamarca) e Paul Hendriksen (Transition Town Deventer – Holanda), Ecoaldeia de Friland - Dinamarca
2007 – Curso de Ecovilas – Design e Implementação, com André Soares e Lucy Legan (IPEC – Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado - Brasil), Herdade Do Freixo do Meio, em Portugal
2005 – Curso Certificado de Permacultura (1 mês), com Richard Wade e Inês Sanches, Instituto de Permacultura Monstsant, Espanha
2005 – Workshop de Facilitação, Decisões por Consenso e Resolução de Conflitos, com Ulises (Facilitador Profissional e Director da Red Ibérica de Ecoaldeas), em Espanha
2004 – Curso de Agricultura Biológica, Espanha


Tópicos gerais do Programa:

Energia, recursos naturais, economia, degradação ambiental e alterações climáticas
Notas históricas sobre a Permacultura
Ética e Princípios da Permacultura
Zonas e Sectores
Padrões Naturais
Biodiversidade
Água, solos e climas
Método de Design em Permacultura
Bioconstrução
Permacultura Urbana
Movimento de Transição
Filmes, jogos, slides e exercícios práticos (observação, análise e projecto)

Onde?
O curso decorrerá junto à Oficina Comunitária, num espaço cedido pela Junta de Freguesia de Linda-a-Velha, que fica AQUI.

Morada: Cruzamento entre a Av. Duque Loulé e a Rua Rodrigues Sampaio em Linda-a-Velha.
Dicas: Perto dos Bombeiros do Dafundo, é um portão metálico mesmo em frente de um SPA de gaveto.

Quando?

O curso decorrerá nos dias 19 e 20 de Março de 2011.

Os participantes deverão chegar no máximo às 8:30 da manhã para acreditações e para um chá ou café com bolinhos. O curso decorre das 9:00 às 17:30, e terá ainda a projecção de um Filme no Sábado, dia 19, ao final da tarde e antes do jantar. No sábado as actividades encerrarão às 21:30, após o jantar. Estão programados intervalos na parte da manhã e na parte da tarde bem como 1h30 de intervalo para os almoços.

Alimentação:

A organização deste curso pretende que esta seja uma experiência rica a todos os níveis! Incluímos assim duas refeições (os almoços) biológicas elaboradas com preceitos da cozinha macrobiótica. Teremos também disponível, para os intervalos, café e chá bem como bolinhos e frutos secos. No Jantar de sábado iremos fazer um churrasco de legumes!

Pedimos que tragas o teu prato, copo, talheres e prato de sobremesa!

Investimento ÉticoCurso + Edição com os conteúdos + alimentação biológica:
60,00 €

O que trazer:
Boa energia!
Lápis de cor, canetas e papel de rascunho.
Prato, copo, talheres e prato de sobremesa!
Se quiseres, traz também a tua garrafa de água.

O que Não trazer:
Má onda!!


Informações e Inscrições:

O Pagamento das inscrições deverá ser feito até ao dia 15 de Março. Para informações sobre o modo de pagamento e outras questões entre em contacto através do e-mail transicao.lav@gmail.com

O curso ocorrerá com um mínimo de 12 participantes e o máximo de 25.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Oficina de vidraceiro - rescaldo

Habemus vidros!
Com a ajuda do Nuno e de quem apareceu na oficina de vidraceiro, a oficina começa a ficar com alguma apresentação!






E já se começou a tirar medidas para fazer uma planta e desenhar o esquema eléctrico!!


Linda-a-Velha ficar com uma excelente base para cicloficinas e para a grande recapacitação!

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Oficina de vidraceiro

Viva.
Este domingo (6 Fev, 10h00-12h30m) vamos estar na oficina comunitária a aprender a colocar vidros com o Nuno.

Apareçam, aprendam e contribuam para a oficina que é de todos!

(pedimos uma pequena contribuição de 10€ para pagar material e a disponibilidade do Nuno)

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Plano de actividades

A velha vai abrandar um pouco de ritmo após o primeiro mês de funcionamento.
Temos muitas actividades na calha, mas agora precisamos de por as mãos à obra para termos um espaço para as realizar.

Estamos a agendar sessões de trabalho voluntário/comunitário que culminarão sempre com FESTA e onde todos serão bem-vindos.

Em Fevereiro temos programado:

- uma oficina de vidraceiro já este domingo (6 Fev) na oficina comunitária (10€ para pagar material).

- A 2ª reunião do grupo plastica.lav no dia 11 Fev na sede dos escuteiros do 626 Linda-a-Velha

- Uma feira de troca de sementes no mesmo sítio no dia 19.

- Sessões de trabalho com convívio nos sábados 12, 19 e 26. Temos limpezas, pinturas, instalações eléctricas, horta, oferece o que puderes.

Vai seguindo este blog...

Puzzle

Um vídeo que a Magda partilhou:


"Peça a peça vamos fazendo o puzzle da Transição"