quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Primeiro Curso de Introdução à Permacultura em Linda-a-Velha

Curso de Introdução à Permacultura
19 e 20 de Março de 2011 – Iniciativa de Transição Linda-a-Velha
Facilitador Maurício Umann

“Permacultura é um sistema de design que reconcilia as comunidades humanas com os imperativos ecológicos de um planeta vivo.”
Ben Haggard


A Permacultura é uma poderosa ferramenta de design para que possamos atingir a sustentabilidade no Planeta Terra. Este Curso de Introdução à Permacultura oferece um despertar criativo para soluções práticas que podemos aplicar de imediato nas nossas vidas, seja no ambiente urbano ou rural.

Com slides, vídeos, jogos e exercícios interactivos, criaremos o ambiente para um fim-de-semana com muita partilha de informação, na companhia de gente que, como tu, quer assumir a responsabilidade pelo próprio presente e pelo futuro do planeta.

Neste dois dias teremos a oportunidade de conhecer melhor a Ética e os Princípios da Permacultura, aprender e aplicar os métodos de design utilizados para a elaboração de um projecto de Permacultura e sentir a urgente necessidade de assumir a responsabilidade pela nossa própria existência.

Nas cerca de 12 horas deste curso iremos abordar e discutir, de forma criativa e positiva: energias renováveis, bioconstrução, solos, água e produção de alimentos. Iremos ainda conhecer um pouco da Permacultura que se faz em Portugal e no Mundo bem como nos iniciaremos no Movimento de Transição.

Os participantes receberão ainda um pequeno livro especialmente preparado para este Curso de Introdução à Permacultura com os conteúdos abordados, informações práticas, informação bibliográfica e locais de interesse a visitar na internet. Receberão também um Certificado de Participação.


Facilitador:

Maurício Umann, Designer e Permacultor, é co-responsável pelo Projecto O FOJO – Centro de Aprendizagem e Demonstração de Permacultura. Desde 2009 está a fazer o seu percurso para a obtenção do Diploma em Permacultura, no âmbito do qual está a implementar o Projecto O Fojo. Com a sua companheira e Permacultora, Filipa Santos, criou e implementou as “Experiências de Permacultura” e o Evento de Bioconstrução “Mãos na Terra”. Faz parte do colectivo de Designers de Permacultura PERMA D. Em 2010 participou num voluntariado no IPEC – Brasil.

2010 – Permaculture Educators Course, com Annemarie Brookman (The Food Forest - Australia), Ecoaldeia de Friland - Dinamarca
2010 – Transition Iniciatives, com Lars Keller (Friland Ecovillage – Dinamarca) e Paul Hendriksen (Transition Town Deventer – Holanda), Ecoaldeia de Friland - Dinamarca
2007 – Curso de Ecovilas – Design e Implementação, com André Soares e Lucy Legan (IPEC – Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado - Brasil), Herdade Do Freixo do Meio, em Portugal
2005 – Curso Certificado de Permacultura (1 mês), com Richard Wade e Inês Sanches, Instituto de Permacultura Monstsant, Espanha
2005 – Workshop de Facilitação, Decisões por Consenso e Resolução de Conflitos, com Ulises (Facilitador Profissional e Director da Red Ibérica de Ecoaldeas), em Espanha
2004 – Curso de Agricultura Biológica, Espanha


Tópicos gerais do Programa:

Energia, recursos naturais, economia, degradação ambiental e alterações climáticas
Notas históricas sobre a Permacultura
Ética e Princípios da Permacultura
Zonas e Sectores
Padrões Naturais
Biodiversidade
Água, solos e climas
Método de Design em Permacultura
Bioconstrução
Permacultura Urbana
Movimento de Transição
Filmes, jogos, slides e exercícios práticos (observação, análise e projecto)

Onde?
O curso decorrerá junto à Oficina Comunitária, num espaço cedido pela Junta de Freguesia de Linda-a-Velha, que fica AQUI.

Morada: Cruzamento entre a Av. Duque Loulé e a Rua Rodrigues Sampaio em Linda-a-Velha.
Dicas: Perto dos Bombeiros do Dafundo, é um portão metálico mesmo em frente de um SPA de gaveto.

Quando?

O curso decorrerá nos dias 19 e 20 de Março de 2011.

Os participantes deverão chegar no máximo às 8:30 da manhã para acreditações e para um chá ou café com bolinhos. O curso decorre das 9:00 às 17:30, e terá ainda a projecção de um Filme no Sábado, dia 19, ao final da tarde e antes do jantar. No sábado as actividades encerrarão às 21:30, após o jantar. Estão programados intervalos na parte da manhã e na parte da tarde bem como 1h30 de intervalo para os almoços.

Alimentação:

A organização deste curso pretende que esta seja uma experiência rica a todos os níveis! Incluímos assim duas refeições (os almoços) biológicas elaboradas com preceitos da cozinha macrobiótica. Teremos também disponível, para os intervalos, café e chá bem como bolinhos e frutos secos. No Jantar de sábado iremos fazer um churrasco de legumes!

Pedimos que tragas o teu prato, copo, talheres e prato de sobremesa!

Investimento ÉticoCurso + Edição com os conteúdos + alimentação biológica:
60,00 €

O que trazer:
Boa energia!
Lápis de cor, canetas e papel de rascunho.
Prato, copo, talheres e prato de sobremesa!
Se quiseres, traz também a tua garrafa de água.

O que Não trazer:
Má onda!!


Informações e Inscrições:

O Pagamento das inscrições deverá ser feito até ao dia 15 de Março. Para informações sobre o modo de pagamento e outras questões entre em contacto através do e-mail transicao.lav@gmail.com

O curso ocorrerá com um mínimo de 12 participantes e o máximo de 25.

9 comentários:

  1. Olá Mauricio!
    O meu nome é Marta e estava interessada em participar no wkshop de permacultura.
    Vai ter uma parte prática?
    Há alojamento?

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Ola meus caros, eu quero com toda a certeza ir a este curso, mas gostaria de saber se e possivel reservar o lugar ja, e efectuar o pagamento la para dia 25? so recebo nessa altura, e nao quero perder esta oportunidade por nada...
    Muito obrigado!!
    Tudo de bom*
    D. Ferreira

    ResponderEliminar
  3. Caríssimos.
    Peço-vos que utilizem o email transicao.lav@gmail.com para inscrições e/ou pedidos de informação. Via comentários nem sempre é possível vos contactar!

    De qq forma, o curso é teórico-prático, não há alojamento no local mas podemos indicar-vos alguns sítios onde pernoitar.

    Não te posso reservar lugar, mas acredito que haverão vagas a 25 Manik. Abraço

    ResponderEliminar
  4. olá eu tambem quero participar.
    e respondendo ao manuel posso desde já dizer que vivo na rua ao lado do local do curso e tenho um quarto livre.
    Elsa
    914136754

    ResponderEliminar
  5. Vão haver mais cursos destes? É que logo nesse fim-de-semana eu tenho que estar na Beira Baixa a tratar das terras. E eu preciso tanto, mas tanto de ir a este curso...

    ResponderEliminar
  6. Porque não Margarida?? Basta haver vontade e procura! Apareça numa outra actividade e podemos afinar outras datas, cursos, actividades!

    ResponderEliminar